Correio Popular Notícia




Secretária de Ji-Paraná participa de seminário em Brasília

Data da notícia: 16/04/2013
Foto:

(Da Redação) A secretária de Agricultura e Pecuária de Ji-Paraná, Cláudia de Jesus, participou de evento em Brasília que discutiu os limites e desafios voltados à agricultura familiar. Uma das propostas do encontro, ocorrido entre nos dias 10 e 11 de abril, foi avaliar o PRONAF (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar).

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20130416-152.jpg[/IMG] No Seminário, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas falou sobre variedade de políticas públicas voltadas ao trabalhador do campo e comemorou os avanços alcançados. Ele ressaltou o aumento no volume de crédito destinado ao trabalhador rural campo. ?Nós tivemos um aumento significativo no volume de créditos. A previsão é de que vamos chegar a R$ 17 bilhões em contratos assinados?, disse o ministro.
Ao se referir à presença feminina no evento Pepe também enfatizou que, ?a titulação conjunta dos lotes da reforma agrária fez com que mais de 50 por cento dos títulos de terra estejam hoje, no nome da mulher?, comemorou.
Para Cláudia Abreu, a participação no seminário é importante por permitir uma troca de experiência que pode contribuir no desenvolvimento de projetos voltados, por exemplo, à realidade municipal. Ela defende que o fortalecimento da agricultura requer engajamento e comprometimento de todas as esferas de poder. ?As dificuldades enfrentadas, com as devidas proporções é a mesma nos municípios, estados e no governo federal. Nesse sentido, novas parcerias e conhecimentos são sempre bem vindos, além de termos as políticas públicas implementadas a nível nacional, serve como motivação para quem tem planos de começar novos projetos?, avalia a secretária.
A representante da CONTAG (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura), Alessandra Lunas, destacou as conquistas dos últimos 10 anos. Segundo ela, vieram pautadas a partir de um dialogo aberto entre governo e sociedade civil. ?Se hoje o Brasil é referência para o mundo em políticas para a agricultura familiar, é porque temos a capacidade de mobilização, e oportunidade de sentar com o governo e discutir as necessidades?, salientou Alessandra.
Participaram do seminário, deputados, senadores, representantes dos órgãos responsáveis pelas políticas para a agricultura familiar, membros de movimentos sociais do campo e integrantes de entidade de assessoria, de pesquisa e de apoio ao segmento.

RECURSOS - Cláudia também se reuniu com os parlamentares da bancada federal de Rondônia com o objetivo viabilizar recursos para as políticas pública da Semagri. Entre as solicitações, está o pedido por meio de emendas parlamentares para aquisição de caminhão destinado ao transporte da produção dos feirantes da cidade. Esses trabalhadores estão cadastrados no Programa de Aquisição de Alimento e no Programa Nacional de Alimentação Escolar. Com informações da Assessoria.

Fonte:






Noticia vista 1425 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.